Calendário

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ATIVIDADE 2.5 – “PLANEJAMENTO E ATIVIDADES COM HIPERTEXTO”

Para trabalhar nesse exercício, realizei uma atividade com minhas colegas de trabalho, pois no momento estou exercendo a função de Formadora do Curso PROINFO, o que torna difícil a realização desta tarefa envolvendo aluno. Eles deverão criar um blog e alimentá-lo com postagens, vídeos, fotos, enfim, como desejarem.

EIXO TEMÁTICO:
Artes, Informática, Língua Portuguesa,

NOÇÕES E CONCEITOS:
História, pesquisa e criação de um blog

HABILIDADES:
- Aquisição de conhecimento histórico sobre ferramentas das novas tecnologias
- Aprimoramento do domínio dos computadores para novas finalidades que não sejam pesquisas ou passatempo
- Criação de textos com normas da língua portuguesa para postagens

SITUAÇÃO DIDÁTICA
Para os blogs serem criados pelas colegas , seguirei as seguintes etapas de planejamento:

TEORIA
1- Na sala de aula todas receberam um histórico sobre blog: quando surgiu, por quê, e como funciona.
2- Na etapa seguinte, elas deverão listar suas preferências. Entre elas, auxiliarei a escolher um perfil para o blog que deverão criar.
3- A próxima etapa, e a última , antes da criação do blog, é a escolha de possíveis nomes para seu blog, lembrando sempre que, por ser de fácil de criação, existem inúmeros blogs com os mais variados nomes. A necessidade de se criar um nome que ainda não foi utilizado, com um sentido para o perfil do blog e a facilidade de ser lembrado (motivo pelo qual alguns blogs têm mais ou menos acesso) são muito importantes.

SALA DE INFORMÁTICA
4- A primeira atitude do é levantar com antecedência quais as colegas que já possuem e-mail que acesse alguma conta do Google (gmail, Orkut, etc). O que não possui esses tipos de e-mail ou nenhum, deverá criá-los no endereço www.gmail.com, de maneira grátis.
5- Uma vez todos possuindo seus e-mail de conta Google, abre-se o site www.blogger.com, e peça para efetuarem o login com seus e-mails. A partir daí, o professor direciona, se possível com o auxílio de um data show, o passo a passo para a criação de um blog.
- Eventualmente, os nomes dos blogs escolhidos pelos alunos em sala de aula podem estar sendo utilizados por outros usuários. Por isso a necessidade de cada um escolher com antecedência várias opções para seu blog. Quando um nome não estiver livre, ele tenta outro, sem perder tempo pensando ali, na hora.
6- Após terem realizados todas as etapas para a criação do blog, o endereço será o seguinte: //(seu_nome).blogspot.com. Passa-se para a próxima etapa: as postagem e manutenção do blog.
7- O professor, explica todos os detalhes das configurações, como editar e as postagens de texto, imagem, vídeo e som.
8- Lembrar que esse blog faz parte num primeiro momento de um projeto pedagógico, portanto, todos devem ter o cuidado de alimentá-lo com material de qualidade.

RECURSOS
- cópia do histórico do surgimento do blog.
- computadores para os alunos (sala de informática)
- acesso à internet

AVALIAÇÃO
- Interesse e participação na sala de aula
- Interesse e participação na sala de informática
- Criação das etapas na criação do blog
- Blog do aluno com algumas postagens



  ATIVIDADE 2.6 EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

Ao comentar com minhas colegas de trabalho sobre a criação e manutenção de um blog, elas ficaram bastante curiosas , onde foi possível realizar esta tarefa. Muitos já acompanhavam algum blog, de interesses diversos, mas criar o seu próprio e mantê-lo, parecia uma tarefa impossível.
Tranquilamente, me coloquei à disposição para dar todo o suporte necessário para que aprendessem o mínimo sobre os blogs, já que o sucesso ou não dependia da persistência, criatividade de postar coisas interessantes e de divulgá-lo para seus amigos. Passei o histórico e os primeiros passos para a criação.
Depois veio o momento da criatividade. Todos tinham que escolher o tema que seu blog teria, qual o assunto predominante, o nome possível, etc.
O maior problema encontrado foi quanto ao nome (domínio), pois mesmo pedindo que cada um escolhesse três possíveis nomes para seu blog, muitos deles já estavam registrado no blogspot.com. Com isso, alguns perderam tempo testando vários nomes até encontrar um disponível. Alguns domínios escolhidos por eles estavam disponíveis, mas como era de difícil assimilação ou de lembrar, pedi que escolhesse outro mais simples e mais fácil.
Quanto ao domínio das ferramentas de informática, as colegas já estão acostumados com computadores, mas encontram relativas dificuldades em criar coisas. Estão mais acostumados com o comportamento passivo de olhar e navegar pela internet.

Quando todos já haviam terminados seus blogs, veio o momento do desafio: o que postar ? Por mais que a escolha prévia dos assuntos facilitasse neste momento, uma coisa é pensar e outra é colocar na prática. Alguns andavam pela sala olhando o blog dos outros para ver se “tinham ideias”, e em outros simplesmente deu um “branco”, não conseguiam pensar em nada. Mas aos poucos foram postando uma coisa e outra, e logo estavam à vontade.
Me senti recompensada pela felicidade estampada no rosto de cada um e na satisfação de verem o resultado. Alguns desses blogs ficaram nestes primeiros momentos, mas o mais importante foi mostrar que a tecnologia está aí, e que o blog é um recurso de fundamental importância onde poderá registrar seus pensamentos e criações e compartilhar com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário